Dando continuidade ao tema comunicação externa, falaremos sobre outros programas. Hoje, abordaremos Relações Públicas, Propaganda e a Editoração e Identidade Visual.
RELAÇÕES PÚBLICAS
Pela postura clássica a função do RP era de “Dar Cobertura”, sempre positiva as empresas. Atualmente, ela trabalha ajustando o objeto da comunicação aos interesses dos diversos públicos da organização.
O seu caráter é estratégico trabalhando com valores, conceitos e princípios voltados para a construção da identidade e da imagem organizacional.
A principal ferramenta é a pesquisa de mercado. A partir dela, que as estratégias de comunicação são baseadas. Portanto, a atividade do RP é formular e implementar políticas internas e externas.
O profissional dessa área deve ter uma visão sistêmica e uma bagagem cultura ampla.
PROPAGANDA
Não é por mesmo que existe a frase “a propaganda é a alma do negócio”, isso se deve a cada vez mais as empresas estarem buscando como conquistar e fidelizar clientes.
A função clássica da propaganda era fazer os possíveis clientes olhassem a sua marca e o motivassem a comprar o seu produto. Porém, o consumidor mudou é consequentemente a função da propaganda.
O novo consumidor está atento aos valores éticos e culturais da organização.
Para não perder mercado, as organizações devem está atentas a propaganda institucional.
Hoje, não vale ter só um bom produto ou serviço, empregar pessoas ou atender o mercado. É preciso si diferenciar investindo nas funções sociais, realizando marketing social, cultural e esportivo.
EDITORAÇÃO E IDENTIDADE VISUAL
O processo de editoração é formado pelo conjunto de canais impressos e eletrônicos que dar apoio aos outros programas. Tem como objetivo informar, atualizar, esclarecer mantendo a identidade do grupo.
Produtos principais: relatórios, cartazes, avisos, folhetos, revista, e-mails, “folders”, comunicados, boletins, cartões de visita e etc.
Para quem quer conhecer esses programas com mais detalhes busque o livro: “Tratado de comunicação: organizacional e política”, de Gaudêncio Torquato da editora Thomson.
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