Como falar como meu cliente? O que ele acha da minha marca? Como levar as informações interna para o público externo? De que forma posso fidelizar consumidores? Essas são algumas perguntas que os programas de comunicação externa tentam responder. A partir do livro “Tratado de comunicação: organizacional e política”, de Gaudêncio Torquato iremos falar sobre esses programas.
JORNALISMO EMPRESARIAL:
Conjunto de formas jornalísticas a serviço da empresa.
Reúne as características básicas do jornalismo como: atualidade, periodicidade, universalidade e difusão coletiva.
A política de comunicação empresarial que vai determinar o que é noticia. Isto é, a “política editorial” é a própria filosofia da empresa.
Âmbito:
A comunicação Empresarial objetiva fazer, conhecer, e promover uma empresa, com vista á obtenção de atitudes favoráveis por parte de públicos externos.
Diferente das mensagens publicitárias que realiza a publicidade institucional, o jornalismo empresarial tende a enaltece a empresa através da informação jornalística.
Trata-se de:
• Mensagem que enaltece, pela informação
• Desenvolver a imagem da empresa
• Congregar e unificar o conjunto das atividades
Resumo: Trata-se de criar um clima de boa vontade entre diversos participantes da ação comercial, por meio da informação, mesmo sendo apresentada de forma persuasiva
Principais problemas:
· Indefinição de objetivos
• Indefinição de Responsabilidades;
• Dimensão da Empresa;
• Linguagem;
• Seleção dos Meios;
• Publicidade
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