domingo, 24 de outubro de 2010

Programas de Comunicação Externa - Parte 1: Jornalismo Empresarial



Como falar como meu cliente? O que ele acha da minha marca? Como levar as informações interna para o público externo? De que forma posso fidelizar consumidores? Essas são algumas perguntas que os programas de comunicação externa tentam responder.  A partir do livro “Tratado de comunicação: organizacional e política”, de Gaudêncio Torquato iremos falar sobre esses programas.


JORNALISMO EMPRESARIAL:
Conjunto de formas jornalísticas a serviço da empresa.
Reúne as características básicas do jornalismo como: atualidade, periodicidade, universalidade e difusão coletiva.
A política de comunicação empresarial que vai determinar o que é noticia. Isto é, a “política editorial” é a própria filosofia da empresa.

Âmbito:
A comunicação Empresarial objetiva fazer, conhecer, e promover uma empresa, com vista á obtenção de atitudes favoráveis por parte de públicos externos.
Diferente das mensagens publicitárias que realiza a publicidade institucional, o jornalismo empresarial tende a enaltece a empresa através da informação jornalística.
Trata-se de:
         Mensagem que enaltece, pela informação
         Desenvolver a imagem da empresa
         Congregar e unificar o conjunto das atividades

Resumo: Trata-se de criar um clima de boa vontade entre diversos participantes da ação comercial, por meio da informação, mesmo sendo apresentada de forma persuasiva

Principais problemas:
·       Indefinição de objetivos
         Indefinição de Responsabilidades;
         Dimensão da Empresa;
         Linguagem;
         Seleção dos Meios;
         Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário