domingo, 24 de outubro de 2010

Comunicação Externa e o Consumo


Nas organizações privadas a comunicação externa é responsável pelo posicionamento e pela imagem. Seu principal foco está na opinião pública. E por ser um campo que muda constantemente ele deve ser sempre monitorado.

Dentro da opinião pública o consumidor merece destaque. Vale à máxima: “quem manda é o cliente.” Para entendê-lo é preciso saber quais são os mecanismos que explicam a lógica do consumo.

O cliente está entro de ambientes sociais, culturais, econômicos e políticos. Cada campo desses contribui para a escolha dele. Já a lógica do consumo tem dois lados: troca ente fornecedores e consumidores e a capacidade de colocar valores e conceitos às pessoas. Deste modo é fundamental entender o que leva alguém a comprar.

O ato de comprar está centrado ou na necessidade do individuo ou na satisfação. Embora em cada área tenha um significado diferente. Para a psicologia é uma questão de motivação. Para a antropologia é a necessidade do individuo. Já para a economia e o sentido utilitário seguindo as leis de mercado.

É o conjunto desses fatores que leva o consumo. Sabendo disso a postura das empresas devem ser moldada. E sabendo o que o consumidor quer e que o sucesso será obtido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário