O planejamento da comunicação organizacional passa por um conjunto de etapas lógicas. Eis as principais:
1. Planejamento e/ou revisão da situação atual
Definição de todos os aspectos a serem planejados ou levantamento e revisão de instrumentos, políticos e procedimentos utilizados pela organização no âmbito do clima e da comunicação.
2. Levantamento das necessidades e expectativas
Pesquisar o mercado, os concorrentes, as aspirações e as expectativas dos dirigentes a respeito do clima, da cultura e da comunicação.
3. Desenvolvimento do Modo Conceitual
Descrever o modelo conceitual de comunicação a ser revisado/adotado, com base nas necessidades organizacionais e levando-se em conta expectativas da comunicação interna e dos públicos externos.
4. Planejamento da implantação do modelo
Estabelecer estratégia de implantação do modelo, definindo prioridades e sequência dos programas, formas e canais de comunicação a serem adotados.
5. Preparação da análise de impacto na organização
Identificar os impactos positivos e negativos que afetarão a organização, bem como os custos decorrentes da implantação do novo modelo de comunicação.
6. Estabelecimento do Plano de Instalação
Preparar o Plano de Instalação/reprogramação do modelo, determinando prazos, esforço, custos e recursos materiais necessários.
7. Aprovação da Diretoria
Submeter o conteúdo final do projeto à aprovação da Diretoria/Presidência para a continuidade se seu desenvolvimento.
Referência Bibliográfica
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação: organizacional e política. São Paulo: Thomson Pioneira 2002.
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